14 outubro 2006

Belgrado acolhe ciclo de cinema sobre Lisboa

Catorze filmes revelam as várias faces de Lisboa num ciclo de cinema inédito em Belgrado, Sérvia, que decorrerá a partir de hoje na Cinemateca jugoslava e no Centro Cultural de Belgrado.

0rganizado pela embaixada de Portugal em Belgrado, o ciclo pretende mostrar as várias cidades dentro de Lisboa, em filmes que abrangem setenta anos da história do cinema português. "É um evento que pretende dar a conhecer melhor Lisboa", afirmou à Lusa a secretária de embaixada, Sara Crespo.

"A ideia que se tem aqui de Portugal passa sobretudo pelos filmes de Manoel de Oliveira ou pelo filme `Lisbon Story´, de Wim Wenders, que conta com a participação dos Madredeus", referiu a responsável da embaixada.

O ciclo, que se prolonga até sábado, decorrerá nos três primeiros dias na Cinemateca Jugoslava com a exibição dos filmes "A Canção de Lisboa" (Cotinelli Telmo), "Belarmino" (Fernando Lopes), "Verdes Anos" (Paulo Rocha), "Kilas, o mau da fita" (José Fonseca e Costa), "Recordações da Casa Amarela" (João César Monteiro), "Almirante Reis" (Fernando Vendrell), "Mal" (Alberto Seixas Santos) e " Afirma Pereira" (Roberto Faenza).

Para retratar Lisboa, foram escolhidos filmes de ficção, documentário, curtas e longas-metragens, num trabalho de recolha da embaixada que decorreu ao longo de um ano e que contou com a colaboração da Cinemateca Portuguesa, do Instituto Camões e do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia.

Entre os dias 12 e 14, o ciclo passa para o Centro Cultural de Belgrado com a exibição de "Zona J" (Leonel Vieira), "De alguidar até ao mar" (João Fonseca), "Movimentos Perpétuos" (Edgar Pêra), "António, um rapaz de Lisboa" (Jorge Silva Melo), "Os Mutantes" (Teresa Villaverde), "Odete" (João Pedro Rodrigues) e "os Lisboetas" (Sérgio Tréfaut).

O realizador do documentário "Lisboetas" estará presente no encerramento do ciclo, para um debate depois da exibição do filme.

Actualmente a comunidade portuguesa na Sérvia conta com cerca de trinta pessoas, das quais 15 são cidadãos portugueses com dupla nacionalidade.

Eu já sabia, graças ao Miguel :)

Sem comentários: