26 outubro 2009

Azahar


O lince-ibérico cedido pelas entidades espanholas a Portugal, no âmbito do programa de criação em cativeiro, partiu hoje pouco depois das 12h00 do Zoobotânico de Jerez de la Frontera em direcção a Silves.
Às 12h10, os técnicos do Zoobotânico trouxeram Azahar, uma fêmea de cinco anos, do cercado onde se encontrava, dentro de uma jaula, para dentro de um jipe com climatização.

Nas últimas horas, Azahar foi mantida numa área do cercado afastada dos outros quatro linces-ibéricos do Zoo. “O processo de captura foi fácil. Foi conseguido através de um túnel de malha”, explicou Iñigo Sanchez, técnico daquele espaço. Azahar estava “nervosa, mas é natural dado que é um animal selvagem e que muito pouco contacto com os humanos”.

Nos poucos segundos em que os técnicos destaparam a jaula de Azahar, antes de entrar para o jipe da Junta de Andaluzia, fez-se silêncio entre os inúmeros repórteres no local. Ainda assim, o animal assustou-se com a “recepção”.

Esta fêmea chegou a Jerez em Janeiro de 2006, depois de ter sido recolhida na Serra Morena, ferida. “Estávamos preocupados com o seu estado de saúde”, explicou. Com os tratamentos necessários conseguiu recuperar totalmente.

A operação contou com a presença do presidente do Instituto para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Tito Rosa. “Este é um dia muito especial mas é apenas mais um no nosso caminho, muito longo, para recuperar o lince”, declarou em conferência de imprensa no Zoobotânico, minutos antes da saída de Azahar.

Segundo os responsáveis espanhóis, na próxima semana deverão ser enviados outros quatro linces para o centro de Silves.
Azahar deverá chegar a Silves esta tarde, pelo que se seguirão 48 horas de vigilância apertada.

Sem comentários: