12 julho 2006

GULBENKIAN PRIZE FOR MUSEUM OF THE YEAR


O Gulbenkian Prize for Museum of the Year, no valor de 100 mil libras (cerca 150 mil euros), é uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian, apoiada pelo governo britânico e por várias organizações do sector, concedido anualmente a um museu ou galeria de arte no Reino Unido, independentemente da sua dimensão. O prémio procura distinguir projectos ou programas inovadores de animação, lançados no ano anterior por aquelas entidades.

Os concorrentes devem demonstrar a aceitação e entusiasmo com que tais projectos foram recebidos pelo público, bem como o seu valor revelante para o futuro.

Criado em 2003, é o maior prémio de artes no Reino Unido. Dos vários candidatos, são seleccionados um grupo de finalistas por um júri representativo das várias áreas artísticas e académicas. Em 2005, o vencedor do prémio foi o Big Pit: the National Mining Museum of Wales.

Winner: The Gulbenkian Prize for Museum of the Year 2006 - the Biggest Arts Prize in the U.K. for the Brunel's SS Great Britain museum-ship.


1 comentário:

Unknown disse...

Amgueddfa Lofaol Cymru sounds nice.