06 maio 2004

O Porto, Portugal e o Mundo em Barcelona

Este início de ano tem sido de intenso intercâmbio cultural entre Portugal e Catalunha. Barcelona tem acolhido uma série muito longa de espectáculos, exposições, apresentações públicas, colóquios, etc. de e sobre artistas e criadores portugueses.

Primeiro foi o «Festival Portugal: Artes e Letras», que decorre desde Fevereiro (e até 16 de Maio) e já trouxe à capital catalã diversos espectáculos de artistas portuguesas (de Cátia Guerreiro a Maria João e Mário Laginha), incluiu a apresentação de escritores e obras nacionais, colóquios sobre arte e literatura, a exibição e cinema e ainda a apresentação da exposição «Cinco Pintores da Modernidade Portuguesa», com obras Almada Negreiros, Amadeo de Souza Cardoso, Maria Helena Vieira da Silva, Joaquim Rodrigo e Paula Rego. Depois foi a exposição «Encontro de duas Colecções» que punha em "confronto" as colecções da Fundação de Serralves e da Fundação "La Caixa", apresentada até ao passado dia 25 de Abril, no Centro Caixa Forum.

Mas as iniciativas conjuntas não se fazem apenas "ao mais alto nível". A "Alternativa Jove per a la Interculturalitat", de Barcelona, e a Associação Sentidos Grátis, do Porto, organizaram, no "Casal de Associações Juvenis de Barcelona", uma mostra fotográfica de artistas do lado de cá e de lá. «Mirades Creuades», assim se chama a iniciativa, é uma recolha fotográfica de jovens das duas cidades, chamadas Condal e Invicta pelos sucessos das suas histórias, e consiste num intercâmbio que visa "aprofundar reflexões sobre a imagem da cidade, os seus colectivos e as suas problemáticas", revelam os organizadores.

Para além disso e a propósito de interculturalidades e mestiçagens, Barcelona vai acolher, a partir do próximo dia 9 de Maio um verdadeiro mega-evento, que serve não só para reabilitar uma parte olvidada da cidade, a foz do Rio Besós, como também para dotar a cidade de um complexo de congressos que estará entre os maiores e melhores equipados do mundo: o Forum Barcelona.

Trata-se do Fórum das Culturas 2004, uma organização conjunta da UNESCO, Estado Espanhol, Generalitat de Catalunya e Ajuntament de Barcelona, que abrange temáticas panorâmicas como a diversidade cultural, a aproximação entre os povos e o desenvolvimento sustentável. Já sabemos que estas propostas ficam para a posteridade sobretudo como simbólicas e que pouco empenho repercutem da parte dos poderes políticos e económicos. Por isso, há a reter especialmente a dimensão cultural e artística do certame, que, neste aspecto sim, será, por assim dizer, "espectacular": em cinco meses, estão previstas mais de 450 actuações, entre as quais de nomes sonantes como Bob Dylan, Sting, Alejandro Sanz, Lenny Kravitz, Dido, Gilberto Gil e um festival organizado pela MTV.