14 abril 2004

O grupo Gaumont, um dos mais importantes exibidores de cinema em França, retirou os trailers de «La Mala Educación», de Pedro Almodóvar, das 50 salas que administra.
Segundo explicou o diário «Libération», o boicote ao filme, cuja estreia está prevista para o dia 12 de Maio, acontece na sequência de pressões exercidas por um grupo católico ortodoxo. Trata-se de «um filme abominável contra a Igreja Católica e a favor da homossexualidade, declarou o grupo religioso nos folhetos que distribuiu à porta dos cinemas. Em causa estão imagens de abusos sexuais praticados por padres dos colégios franquistas sobre os adolescentes. A Gaumont justificou a medida dizendo que pretende evitar «uma polémica inútil» e que o mais importante é «a serenidade dos espectadores».
O novo filme do cineasta espanhol - cuja estreia, em França, coincidirá com a abertura da 57ª. edição do Festival de Cinema de Cannes - narra a história de Ignacio e Enrique, dois jovens que descobrem o amor, o cinema e o medo num colégio religioso, no início da década de 60, em Espanha. Gael García Bernal é o protagonista do filme, assumindo o papel de um travesti que enfrentou a educação de uma instituição religiosa.
Em Portugal o filme estreia a 20 de Maio.

Sem comentários: