19 abril 2004

From the Voyager Avec collection (featuring the likes of D.H. Lawrence, Joseph Conrad, Joseph Roth, and Marcel Proust), by La Quinzaine Littéraire, publishing house of the Louis Vuitton Group, comes this interesting author who wrote about travelling to and being in Portugal:

Le Vagabond Sédentaire

From a review in Diário de Notícias:

«(...) Larbaud tem todo o interesse para o leitor português. Quanto mais não seja porque é um autor que passou por cá em 1926 e escreveu algumas pérolas demasiado curiosas para nos entendermos como povo, sob o ângulo da perspectiva do olhar estrangeiro.

Larbaud era um jovem sem preocupações financeiras e que podia viajar sem travões a não ser o da saúde e do medo da mãe. Para vir até Portugal, pediu uma carta de recomendação ao escritor Paul Morand - a justificação para a autorização maternal - e instalou-se num hotel da Avenida de Libertade por uns dias. Dado a alguma privacidade, logo alugou um pequeno apartamento e partiu à descoberta da capital até poder afirmar que «as recordações da minha chegada parecem-me tão distantes». Explorou a Baixa, foi de eléctrico até Belem, Algés e Dafundo, ao Jardim Zoológico ver o elefante que tocava um sino a troco de uma moeda, a Cintra, Queluz e Cascaes, assistiu ao golpe revolucionário de 2 de Fevereiro, observou os costumes e fascinou-se com as jovens portuguesas... Culto como era, nos seis meses que permaneceu lançou-se no a aprendizado do português e até leu "A Capital" de Eça, lançado postumamente durante a estada.»

Sem comentários: