17 dezembro 2009

Sismo de magnitude 6.0 faz tremer Portugal - o maior desde 1969


Um sismo de intensidade 6.0 na escala de Richter e de intensidade de 5.0 na escala de Mercalli fez-se sentir à 01h37 de quinta-feira no litoral de Portugal Continental e na Madeira. O tremor de terra teve uma duração aproximada de três minutos
Seguiram-se 16 réplicas de menor magnitude, entre os 1.9 e os 2.6 na escala de Richter, a última registada às 03h47, segundo os dados do Serviço de Sismologia do Instituto Nacional de Meteorologia.
De acordo com o United States Geological Survey (USGS), o epicentro do sismo de maior intensidade situou-se no oceano Atlântico (Oeste de Gibraltar), a 185 km de Faro, 265 km de Lisboa e 295 km de Évora.
Sentido em praticamente todo o país, não há registo de quaisquer danos materiais ou humanos, segundo informação disponibilizada ao i pela Central do Regimento de Sapadores Bombeiros, em Lisboa, a unidade da Protecção Civil que atende o número de emergência (117).
A Protecção Civil de Faro – capital de distrito portuguesa mais próxima do epicentro – revelou também ao i, pouco depois das 02h00, a inexistência de qualquer pedido de ajuda dirigido ao serviço de emergências. Os telefones tocaram ininterruptamente durante a hora seguinte ao sismo, mas apenas com pedidos de esclarecimentos. "Foi mais o susto", disse ao i um responsável da Protecção Civil de Faro perto das cinco da manhã, confirmando não haver registo de quaisquer danos.
O site norte-americano da USGS aponta uma intensidade de 5.7, mas a informação constante do Instituto Nacional de Meteorologia aponta para 6.0, assim como o valor registado pelo Centro de Sismologia Euro-Mediterranico.
De acordo com a agência Lusa, o tremor de terra foi igualmente sentido em vários pontos de Marrocos segundo o Centro de Protecção Civil de Casablanca, não havendo registo de danos pessoais ou materiais.
No Porto, o sismo não motivou grandes preocupações na população, a avaliar pelo reduzido número de chamadas telefónicas recebidas pelas corporações de bombeiros da região.
O ministro da Administração interna, Rui Pereira, reuniu ainda esta madrugada com os responsáveis da Protecção Civil, para traçar um plano de acção na avaliação de potenciais danos em algumas estruturas, avança esta manhã a TSF.

Sem comentários: