27 fevereiro 2004





O livro que foi o primeiro 'best-seller' da literatura
Em carta datada de 1 de Junho de 1774, declarava um Goethe de 25 anos incompletos ao escritor Gottlieb Schönborn: «Criei algo de totalmente novo». Não se enganava: As paixões do jovem Werther, romance inaugural do genial intelectual alemão, é considerado o primeiro romance moderno. Mas na altura em que foi escrito, provocou um verdadeiro tumulto e um fenómeno de culto, moda e imitação só comparável ao de alguns grupos de música «pop» dos anos 60 e 70. Mais: vários casos houve de jovens que imitaram o destino do protagonista (que se suicida) como resposta a amores infelizes.
Publicado em 1774, o Werther é visto como a obra emblemática do período literário conhecido como Sturm und Drang (algo como «Tempestade e Ímpeto»), que surge como reacção aos princípios da racionalidade e de moderação das paixões do Iluminismo.
Goethe teve não só a coragem de tirar a consequência dramatúrgica natural da catástrofe que se abate sobre Werther (o suicídio), como se absteve ainda de a avaliar do ponto de vista moral. O efeito desta dupla inovação foi poderosíssimo. Ainda é!

[cortesia da minha amiga querida :-D]





1 comentário:

cialis disse...

Hi, well be sensible, well-all described