02 fevereiro 2004

Curtas-Metragens juntam realizadores de várias gerações
Alejandro Amenabar («Os Outros») e Julio Medem («Lucía e o sexo») são dois dos realizadores espanhóis envolvidos num projecto intitulado «50 minutos».
«50 Minutos» é uma iniciativa promovida pela Nescafé, por ocasião do seu 50º aniversário, que consiste na junção de cinco consagrados realizadores do cinema espanhol e cinco estreantes com o objectivo de produzir cinco curtas-metragens, com a duração de 10 minutos cada.
Do lote de veteranos constam ainda o polémico Bigas Luna, Gonzalo Suarez e Luis Garcia Berlanga. A escolha dos cineastas teve em conta o facto de se pretender dar uma perspectiva dos realizadores que impuseram o seu cunho pessoal no cinema espanhol, dos últimos 50 anos.
Por enquanto, a exibição comercial destas fitas não está prevista mas as cinco curtas podem vir a ser exibidas, individualmente, como complemento a outros filmes em cartaz. Em estudo está ainda a possibilidade de ser lançado um DVD com o resultado final deste projecto, sendo que algumas cadeias de televisão mostraram igualmente interesse em adquirir os direitos para a sua transmissão.
Para além do projecto «50 minutos», os estreantes Oskar Santos, Daniel Sanchez-Arevalo, Santiago Garrido, Luis Mengs e Guillermo Garcia-Ramos foram convidados a realizar um filme sobre alguns aspectos da vida dos seus mentores. As películas, que estão em fase de pós produção, serão apresentadas em alguns dos mais prestigiados festivais de curtas metragens.

Sem comentários: