12 outubro 2011

Wishlist: Diamantes de Sangue

Na província angolana da Lunda­‑Norte, onde se concentram as principais áreas de exploração aluvial diamantífera, grande parte dos habitantes vive em regime de quase escravatura. São impedidos de manter actividades de auto­‑subsistência, roubados, torturados, assassinados. As forças armadas e as empresas privadas de segurança protagonizam os crimes com total impunidade. As autoridades e o governo ignoram esses crimes.
Jornalista de investigação, Rafael Marques é um dos principais responsáveis por denunciar e divulgar os esquemas de corrupção que envolvem as mais altas esferas do poder em Angola, bem como as empresas e entidades estrangeiras que com ele negoceiam.
«Diamantes de Sangue» é uma investigação sobre personalidades, instituições e empresas envolvidas no negócio dos diamantes e inclui o testemunho de centenas de vítimas.



Rafael Marques é jornalista de profissão. Nos últimos anos tem-se dedicado à pesquisa sobre a economia política angolana, em especial sobre o sistema de corrupção no país, e continua a monitorizar a situação dos direitos humanos na região diamantífera das Lundas. É formado em Jornalismo e Antropologia, pela Universidade de Londres, e é mestre em Estudos Africanos, pela Universidade de Oxford.
Como resultado do seu trabalho em defesa dos direitos humanos, o Northcote Parkinson Fund atribuiu­‑lhe, em 2006, o Civil Courage Prize.
É autor do site Maka Angola, no qual publica o resultado dos seus trabalhos de investigação e mantém actualizadas informações sobre a corrupção no seu país.



Edições Tinta-da-China

Sem comentários: