25 maio 2009

Marionetas...


7 de Maio a 7 de Junho de 2009

A Tarumba-Teatro de Marionetas realiza em Lisboa a 9ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas – FIMFA Lx, com direcção artística de Luís Vieira. Um projecto renovador e aberto a novas tendências, de dimensão internacional, que pretende promover e divulgar uma área específica de expressão artística: o universo das formas animadas.

A 9ª edição tem o apoio do Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes e envolve, mais uma vez, um conjunto de parcerias fundamentais para a sua realização com alguns dos mais importantes agentes culturais da cidade, destacando-se a que se realiza com a EGEAC e as co-produções com o Museu da Marioneta e o Teatro Maria Matos, o Teatro Nacional D. Maria II, para além dos apoios e parcerias com a Câmara Municipal de Lisboa, o Museu do Oriente, o Centro Cultural de Belém, Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros. No âmbito do seu programa de descentralização, o FIMFA Lx efectua ainda extensões a Viseu - Teatro Viriato, Guarda - Teatro Municipal da Guarda e Aveiro - Teatro Aveirense, com o objectivo de difusão dos espectáculos do festival.

Em 2009, Lisboa será de novo o grande palco do Teatro de Marionetas, com a maior edição de sempre do FIMFA, onde durante um mês 26 companhias profissionais, de reconhecido mérito internacional, apresentarão as suas mais recentes criações.
Estão previstas cerca de cem representações, onde poderemos apreciar o trabalho de companhias oriundas de países como a Rússia, Bélgica, Reino Unido, Suíça, Espanha, França, Alemanha, Itália, Taiwan, Holanda e Portugal, envolvendo espectáculos de sala, de pequenas formas e de rua. É ainda desenvolvida uma componente laboratorial e experimental, que permite a aproximação e troca de experiências entre criadores, workshops destinados a profissionais, bem com um conjunto de actividades complementares.

A marioneta soube ocupar o seu lugar na paisagem artística e cultural contemporânea. Inovadora e atenta ao mundo actual, novas tecnologias e novos temas trouxeram-lhe a capacidade de se reinventar. O FIMFA Lx9 oferece a oportunidade de a ver em todo o seu esplendor, numa grande diversidade de técnicas (sombras, objectos, manipulação directa, teatro visual, etc.) e propostas estéticas, estabelecendo ligações entre a marioneta, a dança, vídeo, circo, teatro, instalações plásticas... A arte da liberdade e efervescência artística - porque no campo das marionetas é proibido proibir! Sejam bem-vindos ao universo do movimento e deixem a vossa imaginação voar...

Sem comentários: