22 agosto 2007

IBM apresenta software que prevê propagação de epidemias

A IBM anunciou que vai lançar um programa informático, em código aberto, que será capaz de prever a propagação de doenças infecciosas no mundo. O software, de seu nome Spatiotemporal Epidemiological Modeler (STEM), será doado pela multinacional IBM a cientistas e autoridades sanitárias de todo o mundo com o intuito de ajudar a planear com a máxima eficácia a resposta às emergências de saúde.

Joseph Jasinski, director da IBM e responsável pelo projecto, afirma que «o STEM permitirá às autoridade sanitárias prever a propagação de doenças, tal como prevê a chegada de uma tempestade ou furacão». Por ser em código aberto, Os programadores informáticos poderão modificar o software, dependendo das doenças ou das populações. «Até agora tem sido difícil simular cenários de crises sanitárias à escala global. O STEM permite fazer isso», acrescentou Jasinski em comunicado.

O programa, que esteve em desenvolvimento durante três anos, funciona com qualquer sistema operativo e permite criar uma representação gráfica da doença a partir da população, dados geográficos, localização dos aeroportos ou rotas migratórias dos pássaros. Pela primeira vez, será possível criar, com rapidez, modelos epidemiológicos para prever como uma doença infecciosa, como a gripe das aves, se propagará ao longo de um determinado período.

O STEM está disponível em http://www.eclipse.org/ohf/components/stem/, e é uma das tecnologias que será utilizada na Global Pandemic Initiative, uma colaboração entre a IBM e outras 20 instituições de saúde de todo o mundo.




June 8, 2007 - STEM open source code is available ;)

Sem comentários: