09 dezembro 2005

Mas o que é isto?

Tigres, leões e outras espécies protegidas, como linces e lobos brancos, estavam a ser abatidos a tiro em Badajoz, muito perto da fronteira com Portugal.

Eram safaris ilegais para milionários, organizados por uma rede que está a ser desmantelada pela Guardia Civil. Numa operação que ainda não terminou. Feras africanas a 100 quilómetros da fronteira.

Nesta herdade da província de Badajoz, a Guardia Civil encontrou um leão e dois tigres, um deles morto a tiro. Compravam os animais em jardins zoológicos para mais tarde organizar caçadas ilegais, um negócio milionário. Por enquanto, há sete detidos.

Na aldeia vizinha, há tempo que os 700 habitantes ouviam rumores sobre actividades suspeitas, abates de lobos brancos e linces, duas das espécies mais protegidas da Península Ibérica. As cabeças eram oferecidas como troféus e os corpos queimados para não deixar rasto.

A vedação, electrificada e muito alta, chamou a atenção do Serviço de Protecção da Natureza. Dizem que por um lobo branco pagava-se 30 mil euros, cerca de seis mil contos.

O tráfico de fauna protegida está a aumentar em Espanha, só no ano passado foram recuperados mais de 1.800 animais ameaçados, a maior parte répteis.

Via SIC Online, onde há um filme para ver, mas não me atrevo,
e , sempre extraordinário!

1 comentário:

Anónimo disse...

Olha uma referência ao nosso bloguinho sobre os animais!!! Muito obrigada pelo adjectivo "extraordinário". Bjinhos****