06 setembro 2019

Safira Padparadscha do Malawi

Portugal Gemas


Esta é uma variedade muito especial e valorizada de safira que foi primeiramente descrita no Sri Lanka e que junta na sua cor uma proporção muito particular de vermelho e amarelo. Segundo Richard Hughes (um dos maiores especialistas em safiras no Mundo), o nome deriva de uma corruptela de o sansrito/cingalês “padmaraga” (padma = lotus; raga = color), em alusão à cor da flor de lotus. Saber que tonalidade se pode enquadrar na designação padparadscha gera, por vezes, controvérsia, até porque não existe grande consenso na definição desta variedade. Os laboratórios gemológicos mais importantes definem-na como de cor pastel entre o rosa e o laranja.


Hoje em dia, as safiras padparadscha ocorrem não só no Sri Lanka, mas também no Vietname, Tanzânia, Malawi e Madagáscar, sendo ocasionalmente aquecidas a baixas temperaturas para melhoramento da cor. Os seus valores de mercado, que variam com a qualidade da cor e com a dimensão, são elevados, podendo atingir as várias dezenas de milhar de euros por quilate.

Na imagem, magnífica safira padparadscha com 5,65 quilates (12,08 x 9,80 x 6,34 mm) de Chimwadzulu Hill no Malawi. Foto Mia Dixon © Pala International

Sem comentários: